"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." (Carl Sagan)

terça-feira, 10 de março de 2009

Flanger? O que é isso???

Ele foi o pedal de modulação preferido dos guitarristas, principalmente na década de 80, quando muitos fabricantes desenvolveram vários tipos. O flanger é uma espécie de delay ultracurto e o termo veio da época em que os efeitos de eco eram produzidos por fitas magnéticas, quando algumas trilhas precisavam ser mixadas. Como a velocidade das fitas era variada – uma em relação à outra (eram utilizados dois carretéis de fita) – isso criava uma modulação ‘ácida’, como aquela usada por Jimi Hendrix no final de ‘Axis: Bold as Love’. Tal efeito foi descoberto por Les Paul ao usar dois discos tocando o mesmo material, porém atrasando a velocidade de um em relação ao outro.

Essencialmente o flanger é o efeito de delays opostos, que cria picos harmônicos com velocidades que podem criar vibrações com variações das ondas até sete. Os primeiros flangers eram feitos em estúdios com equipamentos de capacidade limitada. Porém, a partir da década de 70, surgiram os primeiros pedais de efeitos, e a maioria dos flangers apresentava quatro controles, conhecidos por diferentes nomes (de acordo com os fabricantes): manual, delay ou d-time (atraso da onda modulada do efeito em relação ao sinal original), speed ou rate (velocidade da onda do efeito), width, depth ou range (profundidade da onda do efeito), e regeneration, color, rosonance ou enhance (realimentação da onda).

Varios tipos de flanger também são encontrados em racks e pedaleiras. Nos primeiros, eles são digitais, com um som mais brilhante do que os modelos antigos. Nas pedaleiras, eles aparecem com regulagens limitadas, dependendo da marca. Apesar da alta tecnologia dos processadores digitais, muitos guitarristas ainda procuram por pedais vintage (Electro-Harmonix, MXR, ADA, Boss e Ibanez, entre outros) devido ao som ‘quente’ e clássico que eles produzem, além da facilidade de regulagem e manuseio, seja durante um show ou em ensaios.

Confiram "High Landrons" de Eric Johnson e "Hear about it later" do Van Halen, como exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário